Se você é profissional de tecnologia, comunicação ou marketing vai gostar dessa ideia. É que acabo de lançar um projeto focado em gestão de projetos digitais.
O GPD é um espaço colaborativo, com o mesmo espírito que move o Alagoas Digital. Lá tenho escrito sobre carreira, cursos e capacitações, ferramentas, processos, cronograma, gestão do escopo e liderança.
Você talvez seja um gestor de projetos e não saiba
A profissão já está estabelecida entre os profissionais de tecnologia, acostumados a estruturas projetizadas. Mas ela é novidade para designers, jornalistas, analistas de marketing e publicitários que atuam com projetos web.
É que muitos deles já atuam como gestor de projetos digitais e nem se deram conta. Isso acontece porque a trilha de carreira ainda não está clara para muita gente.
É gestor de projetos digitais quando:
- Preocupa-se com a eficiência da operação (tenho as pessoas certas no tempo necessário)
- Assume compromisso com a eficácia (foco no resultado) dos entregáveis prometidos ao cliente.
- Se relaciona com as várias equipes no caminho entre o briefing e a divulgação de um projeto digital
Essas são só algumas das competências do gestor de projetos digitais, mas garanto que já deu pra se encontrar em uma delas, certo? Se quer aprender a lidar melhor com seus projetos digitais fica aqui o convite para conhecer este novo espaço.
Desafios da gestão de projetos digitais
- Organizar a agenda para entregar no prazo
- Quem nunca? Você deu um prazo para o cliente, mas o mundo caiu na sequência. Projeto novo entrou, cliente antigo pediu alteração, colega de trabalho ficou doente. E olha que isso acontece fácil dentro de um mês de quem lida com a gestão de projetos digitais. Se isso já aconteceu com você, tem conteúdo te esperando.
- Viabilizar a aprovação do cliente sem retrabalho
- Wireframe aprovado, hora de apresentar o layout da home. E aí, o cliente lembra que precisa prever uma nova área para o sistema que deve lançar em 1 mês. A gestão do escopo é um desafio grande e, por isso, já ganhou espaço no GPD.
- Fazer um cronograma factível
- Ah! Conseguimos atender este projeto em 15 dias. Vamos fazer o planejamento, conteúdo, design dos cards e lançar os anúncios com margem para a campanha promocional. Com tantas fases, é fácil se atrapalhar em alguma das entregas e comprometer aqueles que possuem dependência. Tanto que cronograma é um dos temas mais pedidos no GPD.
Se identificou com alguma dor do gestor de projetos digitais? Receba aqui meu abraço e uma dica de para alcançar o sucesso na gestão de projetos digitais.