Quando criaram a Doity em 2011, os alagoanos Uziel Barbosa e Geraldo Neves não imaginavam que o projeto, iniciado durante a faculdade e sem muitas pretensões, alcançasse em pouco tempo marcas impressionantes. Genuinamente alagoana, a plataforma online que ajuda a gerenciar eventos, oferecendo aos organizadores sites personalizados, venda de inscrições, emissão de certificados, e várias outras funções, ultrapassou recentemente 1 milhão de usuários inscritos.
“Em 2012, eu e meu sócio Geraldo, fizemos uma parceria com um investidor, que na época tinha um produto semelhante e alguns clientes. Como nossa plataforma era bem mais completa, a parceria foi no sentido de trazer os clientes dele de eventos corporativos para a Doity e alcançar novos organizadores. De lá pra cá, concentramos as forças em deixar o site cada vez mais útil para organizadores de eventos na captação de clientes”, conta Uziel.
Os empresários comemoram os números alcançados: quase 15 mil eventos cadastrados em todo o Brasil e mais 1 milhão de inscrições realizadas. “A Doity auxilia os organizadores em todo o ciclo do evento: desde o site, a venda das inscrições, submissão de trabalhos científicos, passando pelo credenciamento, impressão de etiquetas para crachás, gestão financeira, até a emissão dos certificados e pesquisa de satisfação”, destaca.
De Alagoas para o mundo
O próximo passo dos sócios é conquistar o mundo. Uziel explica que o mercado de eventos no Brasil é enorme. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), quase 600 mil eventos acontecem durante o ano no país.
“Atingimos uma parcela respeitável, mas ainda pequena se olharmos para o mercado como um todo. Nosso plano a curto prazo é aumentar a participação no segmento, além disso temos como objetivo internacionalizar a plataforma nos próximos anos. Hoje nossa sensação é de muita satisfação, de recompensa. Valeu a pena cada madrugada em claro, discutindo, planejando, programando”, frisa Uziel.
Prática e eficiente
Qualquer pessoa ou empresa pode cadastrar um evento. “A Doity é uma plataforma simples e fácil de gerenciar eventos e vender inscrições online. São diversas ferramentas que facilitam a gestão durante todo o ciclo do evento: pré-evento, com site, venda das inscrições, submissão de trabalhos, durante o evento, com credenciamento, controle de entrada, etiquetas para crachás, sorteios, e pós evento com emissão de certificados, pesquisa de satisfação e relatórios. O organizador não tem qualquer custo inicial, ele só paga uma pequena comissão das vendas feitas através da plataforma”, explica.
Vantagens
Hoje as demandas são resolvidas de maneira mais fácil. A empresa conta com uma grande equipe: comercial, administrativo, atendimento, desenvolvimento e design. Porém, nem sempre foi assim. Nos dois primeiros anos da Doity, todas essas funções eram desenvolvidas apenas por Uziel e Geraldo, que trabalhavam em outros locais e tinham apenas a noite para se dedicar à plataforma.
“Todas as pessoas que ajudaram a Doity a chegar a esse patamar fazem parte dessa conquista. Não só por utilizarem a plataforma, mas por cada feedback dado. As novas funcionalidades lançadas e ajustes feitos vem do retorno dos organizadores que sentem a necessidade e nos transmitem a demanda. Nossa maior satisfação é saber que estamos sendo úteis, que estamos ajudando o organizador a tornar seu evento um sucesso”, conclui Uziel.