O empresário alagoano Paulo Tenório, fundador da startup de marketing digital Trakto, foi convidado pela Casa Branca para compartilhar a história do seu empreendimento no Global Entrepreneurship Summit (GES), em Stanford nos Estados Unidos da América.
O evento, criado pelo presidente Barack Obama em 2010, tem como finalidade conectar empreendedores do mundo inteiro e mostrar que o empreendedorismo é o principal caminho para a transformação social.
“Minha história chegou até o Obama por um artigo no Medium, onde escrevi sobre como o Stripe (empresa americana), através do programa Atlas, me fez sonhar grande e montar uma empresa global, mesmo estando em Maceió, no Nordeste do Brasil, e em um dos estados mais violentos e pobres de um país, que está vivendo uma terrível crise política, econômica e social”, contou Paulo.
História
Em 2010, o empresário alagoano precisou abandonar a vida que estava levando nos EUA para ficar ao lado do pai, que estava doente. Durante esse período, ele teve que conviver com a angústia de não saber o que escolher: a carreira profissional, que já proporcionava grandes conquistas, ou a família, que passava por momentos difíceis.
O pai acabou falecendo pouco tempo depois de seu retorno ao Brasil. No mesmo ano, Paulo decidiu criar o Trakto. Mas foi surpreendido com outra triste notícia: sua irmã estava com câncer. “Minha irmã me ensinou muito sobre sonhar grande, mesmo contra todas as dificuldades, mesmo sabendo que era impossível. Falei que iria desistir do Trakto para ficar com ela, mas ela me proibiu e disse: “Paulinho, siga sua vida. Não pare. Eu vou lutar contra a minha doença e você vá em frente. Meu caminho eu sei onde vai. O seu, você vai ter que descobrir”, conta.
Casa Branca
Paulo seguiu o conselho da irmã e logo estará na Casa Branca compartilhando sua história no empreendedorismo.
“Os EUA são uma nação que valoriza o homem pelo que ele é, não importa aparência, cor, sexo, conta no banco, religião ou nacionalidade. Valoriza a história e principalmente a iniciativa empreendedora”, pontuou.
A expectativa do empresário, agora, é ter a oportunidade de conhecer o presidente da maior potência mundial. “A minha vai ser mais uma entre várias histórias a servirem de inspiração durante o evento. Ser reconhecido pelo governo de um outro país, ter sua história lida pelo presidente dos USA e saber que de alguma forma, vou poder contribuir para inspirar outras pessoas me deixou pensativo e com a fé renovada na vitória e na derrota também, se é que elas existem. Espero ter a chance de conhecê-lo e agradecer por me fazer acreditar que sim, nós podemos”, finalizou.