Na semana passada o universo digital foi surpreendido com uma novidade do Google: a empresa aderiu à causa que pede maior representatividade das mulheres nos emojis. Quatro funcionários apresentaram ao Unicode Consortium, organização que controla a padronização dos ícones, propostas de 13 novos emojis que mostram mulheres em papéis profissionais.
Em breve, a noiva, a princesa, as unhas pintadas, a menina cortando os cabelos, as amigas fantasiadas de coelhinhas e a mulher dançando de vestido vermelho podem ganhar companhia. Entre as novas imagens estão mulheres desempenhando funções nas áreas de negócios, saúde, ciência, educação, tecnologia, indústria, agricultura, alimentação e música. Todas também estariam disponíveis na versão masculina.
O processo de inclusão em teclados virtuais é longo e algumas das propostas podem terminar abandonadas. Depois que a versão final de um emoji novo for aprovada, os fornecedores precisarão trabalhar neles e os fabricantes de celulares precisarão adicioná-los aos aparelhos.
Campanha Always
Um dos pontos abordados na defesa do Google foram os dados levantados por Always na campanha #LikeAGirl. A ação realizou uma pesquisa com garotas entre 16 e 24 anos para saber se elas sentiam-se representadas pelos emojis. O estudo apurou que 82% delas utilizam vários emojis todos os dias. O vídeo abaixo mostra o resultado da iniciativa. Confira: