Qual o comportamento do alagoano no Snapchat? Para responder essa pergunta, o publicitário Allan Agra, especialista em mídias sociais, lançou uma pesquisa, em março de 2016. Utilizando um formulário online, os participantes revelaram como fazem uso do aplicativo de vídeo instantâneo que já é o preferido de 1 em cada 10 brasileiros. O resultado acabou de sair e o Alagoas Digital traz os destaques.
A pesquisa contou com 897 snapchatters – termo utilizado para designar os usuários do aplicativo – para traçar o perfil do alagoano na rede social. De acordo com Allan, as informações são o primeiro ponto de partida para nortear o trabalho de profissionais de marketing digital, especialmente aqueles que se dedicam ao relacionamento entre empresas e clientes via mídias sociais. A íntegra está disponível no blog do pesquisador, desde a última segunda (25).
Sobre o Snapchat:
Com um fantasma como logo, o Snapchat ficou conhecido como o aplicativo para compartilhamento de mensagens que se destroem após serem vistas de forma privada ou pública, no caso das histórias. Misto de instantaneidade e privacidade que se popularizou entre os jovens interessados no envio de imagens comprometedoras, como os nudes, ou totalmente descontraídas.
O alagoano no snapchat
O perfil médio do alagoano é na verdade da alagoana. Isso mesmo! As mulheres são maioria no uso do Snapchat (61%). Universitárias de 18 a 25 anos, elas acessam o aplicativo mais de 6 vezes ao dia para visualizar conteúdo sobre entretenimento, famosos e também para compartilhar mensagens com seus seguidores. Elas e eles navegam de casa, preferencialmente à noite, por até 30 minutos por dia. Ah, detalhe: eles dizem que os alagoanos não mandam nudes. Pelo menos foi o que afirmaram 78,3% dos pesquisados.
A participação dos snapchatters também aparece ao longo da pesquisa que destaca:
- Gênero
- Orientação sexual
- Idade
- Cidade
- Escolaridade
- Quantidade de acessos diários
- Período de acesso
- Duração da navegação
- Publicações por dia
- Local de acesso
- Canais preferidos
- Usuários mais lembrados
Os alagoanos mais lembrados no Snapchat
Diogo Moreira, idealizador do perfil Maceió Ordinário, e as blogueiras Marina Ferrari e Gabriela Sales (Rica de Marré) foram os alagoanos mais lembrados no Snapchat. Vale lembrar que algumas publicações, disponíveis em até 24 horas, ultrapassam 20 mil visualizações. Informações relevantes para quem deseja associar sua marca aos formadores de opinião do Estado.
Quer conferir a pesquisa na íntegra?
Acesse o blog do Allan Agra e saiba tudo.
Ps.: Se quiser conhecer o Snapchat, confira os links para IOS e Android.