Com menos de um ano de existência, a equipe Atabótica tem muito o que comemorar. Formada por seis estudantes de Atalaia, no interior de Alagoas, ela se prepara para um grande desafio: representar o estado na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que acontece entre os dias 18 e 20 de março, em Brasília, e reunirá 77 equipes de todos os estados brasileiros.
A equipe completa é formada por alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação da Unidade Integrada Sesi/Senai Ebep do município de Atalaia e foi criada para representar a unidade de ensino nas competições de robótica do país.
O grupo já alcançou o 2º lugar na seletiva estadual, o 12º lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e, em novembro do ano passado, vieram mais conquistas: a 4º posição na etapa regional do Torneio de Robótica FLL e o prêmio de melhor solução inovadora da competição, que ocorreu em Salvador e reuniu participantes de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Bahia.
“Em abril do ano passado eu e os professores de Matemática, Administração e Tecnologia da Informação começamos a garimpar os alunos que tinham mais talento para a Robótica. A ideia do nome surgiu da vontade de homenagear nossa cidade e é uma junção de ‘Atalaia e Robótica’. Estamos muito felizes em ter alcançado esses resultados”, comemorou o técnico da equipe e professor de Física, André Vigário.
First Lego League (FLL)
Das 77 equipes participantes do FLL, oito serão selecionadas para representar o país no torneio mundial. A iniciativa, organizada no Brasil pelo Sesi, tem como objetivo despertar o interesse dos participantes para atividades relacionadas à área de Ciência e Tecnologia.
A etapa nacional permanece com o mesmo tema da regional, “Trash Trek”, que desafia os estudantes a apontar soluções inovadoras para problemas relacionados ao descarte irregular e mau aproveitamento do lixo. Os competidores são avaliados em três pontos: desempenho do robô, que os times devem construir e programar com a tecnologia lego mindstorms para cumprir 14 missões predeterminadas, projeto de pesquisa e prestatividade e companheirismo.
Soluções para indústrias
Ligada à Indústria, a Atabótica escolheu como projeto de pesquisa o pó da fibra de vidro, resíduo sólido que agride o meio ambiente e pode causar irritação na pele. A solução encontrada pelos integrantes foi utilizá-lo na criação de materiais relacionados à construção civil, como caibros, ripas e lixeiras ecológicas.
André Vigário ressalta a união e determinação da equipe.
“Nossa expectativa agora é alcançar resultados ainda melhores e divulgar Atalaia e Alagoas para o Brasil. Sabemos que ainda temos muito o que melhorar e estamos nos esforçando ao máximo para isso. A equipe tem muita garra, estímulo, força de vontade e busca sempre superar os limites”.
Para ajudar na divulgação do trabalho e ficar por dentro das ações da Atabótica, basta acessar a página da equipe no Facebook!