Conteúdo foi a palavra mais dita por Steve Gershik sobre o futuro do marketing. A palestra, apresentada nesta sexta-feira (29) do palco Feel the Future da Campus Party, destacou a importância do compartilhamento de conhecimento para atrair e fidelizar clientes.
Focando sua atenção para o estágio inicial das empresas de tecnologia, Gershik apresentou de forma didática o panorama das startups ao redor do mundo. De acordo com sua exposição, mais de 75% das entrantes fecham as portas antes de completar o primeiro ano. O alto índice de “mortalidade empresarial” é pra ele um indicativo das dificuldades iniciais e um alerta para os profissionais de marketing que desejam sucesso na área.
A falta de verba é o principal entrave de quem começa um novo negócio. Alcançar o público-alvo, testar novos produtos ou expandir mercado são alguns dos objetivos mais prejudicados quando falta investimento em marketing. Pensando em atender a essa realidade, Gershik sugere a adoção de melhores práticas em marketing digital. Uma aposta que vai ao encontro da expansão da conectividade, especialmente do maior acesso a smartphones.

Fotos: Pedro Fernandes
A combinação de mídia espontânea, paga e proprietária é para o especialista a estrutura adequada para os esforços de marketing. Entrevista na tevê, anúncios em redes sociais e o conteúdo do próprio blog da empresa podem ser exemplos de cada uma delas, respectivamente. Uma soma que reúne a credibilidade conquistada por veículos tradicionais, prospecção de clientes por meio de anúncios e a fidelização do conteúdo relevante ofertado nos canais da própria empresa. Juntos, os esforços favorecem o crescimento da empresa em seu nicho de atuação.
Gershik destacou também a importância de aliar o investimento em marketing com o desenvolvimento do produto. A premissa faz sentido quando lembramos que não é possível enxergar valor em uma solução se ela não resolver o problema de quem deve adquirí-la. Para ajudar nesse processo de amadurecimento até a compra, Steve recomenda a adoção do marketing de conteúdo para nutrir os chamados leads, clientes em potencial.
Identificar os estágios de compra, produzir conteúdo que esclareça o lead no momento adequado, manter a frequência no relacionamento e se colocar verdadeiramente útil para o cliente criam uma relação de parceria, necessária para os tempos de alta competitividade e acesso à informação. Dicas que serão úteis para qualquer pessoa que se interesse pelo empreendedorismo.