Entre os dias 14 e 17 de setembro, São Paulo sediou mais uma edição do Social Media Week. O evento é uma franquia internacional e promove discussões sobre as novidades que envolvem mídias sociais e o comportamento do consumidor, empresas e profissionais. Tive a oportunidade de acompanhar algumas das transmissões e compartilho por aqui.
O evento:
Normalmente gratuita, a edição desse ano contou com reservas de local. Por R$ 10 era possível garantir assento nas palestras preferidas. 158 palestrantes, 107 atividades, sendo 97 no Museu da Imagem de do Som e outras 10 espalhadas por outros locais da cidade. Até cheguei a reservar lugar em algumas, mas acabei vendo do computador mesmo.
No ano em que soubemos do cancelamento de alguns eventos de tecnologia e comunicação, em Alagoas e outros locais do Brasil, fico me perguntando como é possível viabilizar algo tão relevante. A resposta: planejamento prévio, crença no compartilhamento de conteúdo e o indispensável patrocínio de mais de 10 empresas e associações relevantes.
A programação
Quis, mas não consegui ficar totalmente disponível para acompanhar as discussões do evento. A sorte é que a transmissão online funcionou e foi possível registrar a participação de alguns palestrantes. Dois destaques do que vi:
Ana Tex
Multiconexões Mobile – Como usar o Instagram, Periscope e Snapchat para Alavacancar negócios
Ana Teixeira falou sobre a importância de gerar informação e relacionamento, antes de querer vender. A tática já é conhecida como marketing de conteúdo, cujo principal objetivo é criar conteúdo relevante para atrair e fidelizar clientes. Durante sua apresentação, já disponível aqui, falou ainda do uso de gatilhos mentais para gerar identificação emocional e viabilizar a venda discreta para seu nicho de negócio.
SOBRE O INSTAGRAM
O que as pessoas querem ver no Instagram: Moda, decoração e cultura
Porque elas interagem: Amam as marcas; Pra aprender coisas novas; Conteúdo interessante e engraçado
Ferramentas
Wisp.social
Com ela você pode descobrir a cidade e o bairro dos seus seguidores no Instagram
Instalook
Descubra quem está postando nas proximidades da sua loja
Katch.me
Com essa você pode sincronizar Twitter e Periscope para armazenar as transmissões em vídeo
Estevão Rizzo
Como gerenciar uma operação de Marketing digital do financeiro à entrega
Disponível nesse link, a apresentação do Estevão me pegou pela forma com que ele conseguiu apresentar os erros na gestão da agência de publicidade que fundou e como o encontro com outros sócios permitiu a correção deles. Dedicado ao atendimento de médias empresas, o grupo WTT encontrou na parceria com empresas de nicho a maneira de agregar valor aos serviços prestados. Na palestra, ele fala sobre gestão de processos, pessoas e das dores e delícias de empreender.