Possuir dados que fortaleçam nossas estratégias ao trabalhar com e na internet é essencial. No último fim de semana, durante um evento de capacitação, fui apresentado a Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM), encomendada pela SECOM da Presidência da República e realizada pelo Ibope.
Realizado em novembro de 2014, o levantamento teve resultados divulgados no mês seguinte. Em resumo, a televisão e rádio ainda são os meios de comunicação predominante entre os brasileiros, todavia é na internet que todos passam mais tempo.
A pesquisa 2015 oferece informações reveladores sobre o avanço e consumo de mídia da população brasileira. Como ela também fornece dados por regiões, resolvi separar para vocês alguns dados de consumo de internet em Alagoas (e nordeste), já que aqui abordamos conteúdo voltado ao digital. Confira:
Aproveito para listar informações que valem destaque sobre o uso da internet em todo o Brasil:
- Praticamente metade dos brasileiros usa a internet. São 48%.
- Segundo a pesquisa, a internet brasileira tem horários nobres: de 10h às 11h e de 20h às 21h. Vale lembrar que, em se tratando de rede social, cada uma pode ter o seu horário específico a depender da forma de distribuição de conteúdo e público.
- O uso dos telefones celulares (66%) para acessar a internet está se aproximando do uso de computadores/notebooks (71%). As redes sociais comandam esse uso e esta pode ser uma previsão já presente: O futuro é mobile.
Confira a pesquisa completa:
Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 by Haendel Dantas
Fonte: SECOM Presidência da República / Pesquisa Brasileira de Mídia 2015