O LinkedIn pode ser um recurso fantástico para networking, vender serviços ou encontrar um emprego. Confira as dicas abaixo e aproveite o melhor dessa plataforma.
1. Preencha seu perfil com todos os detalhes importantes
Em primeiro lugar, um perfil incompleto simplesmente não é bom no LinkedIn. Então, certifique-se de preencher todas as seções disponíveis e adicione detalhes em cada uma dessas seções.
Lembre-se de colocar destaques importantes sobre você, suas habilidades, seu trabalho, sua vida acadêmica, seus projetos e até mesmo sobre sua empresa.
Você é empresário? Explique exatamente o que a sua empresa é, quem são seus clientes e como você pretende ajudá-los. Mostre também o seu produto, preencha a seção “Produtos e Serviços” em sua página empresarial no LinkedIn.
2. Otimize sua página para as buscas
Você quer se destacar no LinkedIn, certo? Há centenas de pessoas fazendo buscas diariamente por pessoas com as suas características, habilidades e profissão. Seu perfil deveria ser facilmente encontrado por essas pessoas, não acha?
Para melhorar as chances do seu nome aparecer nos resultados internos de pesquisa do LinkedIn, você deve incluir em seu perfil palavras-chave relacionadas à sua profissão, habilidades e especialização.
Pense nestas palavras-chave como as palavras que um potencial cliente ou recrutador digitaria na busca do LinkedIn.
3. Junte-se a um grupo para construir sua reputação
O próprio LinkedIn em seus artigos diz que seus grupos podem ser uma fonte de conhecimento extremamente útil e um ótimo lugar para trocar idéias com outros profissionais.
O LinkedIn encoraja seus membros a usarem os grupos para expandir suas conexões e a criar uma boa reputação encontrando soluções para os desafios específicos que muitas vezes são compartilhados por outros membros.
4. Não minta
Mentir não é tolerado no mundo profissional, especialmente quando você pode facilmente ser pego. Isso também é válido em se tratando de informações sobre o seu perfil do LinkedIn com detalhes como a sua educação, habilidades e histórico de trabalho.
É muito fácil de verificar e confirmar qualquer coisa na Internet. Mais do que ser pego, falar a verdade é também um sinal de quão ético (ou não-ético) você é. Então, seja sempre honesto.
5. Revise seu perfil inteiro
Assim como qualquer outra coisa usada no mundo profissional, você não quer que seu perfil no LinkedIn tenha qualquer tipo de erro gramatical ou ortográfico. Você deve também escrever o seu resumo do perfil e informações importantes de forma eficaz para que ele seja comunicado ao leitor, sem confundi-lo.
Peça a um amigo próximo para analisar o seu perfil e aponte todos os erros que pode ter cometido.
Bônus
Evite utilizar alguma foto constrangedora no perfil ou na capa. Pode parecer óbvio para você que lê o Alagoas Digital, mas usar fotos constrangedoras é uma prática mais comum do que imagina. A dica é utilizar uma foto que reflita o seu “lado profissional”.
Tudo pronto?
Acesse o Linkedin e aproveite para revisar o seu perfil ou criá-lo agora.