Antes que confundam o tema desta publicação com um momento marcante na websfera alagoana, retificamos: não tem ligação. A chuva de likes a ser tratada nesta publicação acontece mesmo. Pelo menos há muita dança para que ela venha à tona.
Além do Facebook, o Instagram também é uma rede social que se destaca pelos likes (curtidas), ou corações, como preferir. Não que seja inédito , mas há um movimento peculiar no IG (apelido do Instagram) que antes só acontecia com o número de seguidores ou fãs de uma página/perfil nas outras plataformas.
A relevância deste fato parece ser diferente para cada pessoa. Há usuários que utilizam a ferramenta apenas como um canal de compartilhamento pessoal para quem os likes são insignificantes. No entanto, outros entram em uma batalha particular e empenham-se em suas próprias metas, tal como deve acontecer com algumas empresas que estão na internet. Agem conforme uma timeline mascarada, ansiosos a cada notificação recebida. A barra de notificações do seu smartphone torna-se mais importante que a própria linha reta do seu olhar. Haja dedos para destravar o telefone!
- Tenho mais de 500 amigos. E você?
- Minha última foto no insta teve 152 likes.
Qualquer semelhança com a ficcção (não) é mera coincidência!
A melhor definição para a situação presente na websfera pode ser representada pelo desenho Corrida Maluca. Uma batalha que não tem linha de chegada, mas busca saber quem tem mais audiência. Podemos citar Pokémon também. – ‘Pika, Pika!’ - e como no seu Choque do Trovão” uma onda eletrizante atinge quem se dispõe a treinar seus bichinhos, quer dizer, seus perfis nas redes sociais. A competição: descobrir quem tem mais curtidas, seguidores e fãs.
Não que alguém tenha disparado o sinal de lançamento desta corrida ou aberto inscrições, tudo aconteceu conforme os avanços da tecnologia e o acesso facilitado. As pessoas tornaram-se competitivas em troca de uma audiência (virtual) particular. Talvez baseadas em celebridades, querem também a popularidade.
Para o usuário que se joga nesta chuva, uma certeza: essa corrida está ao contrário. A busca deveria ser pelo engajamento e não somente número de curtidas. Responder comentários, aprofundar discussões, compartilhar conhecimento parece ser uma maneira mais sólida de se manter na rede.
E sobre a loucura de destravar o celular incansáveis vezes para conferir as notificações e o número de curtidas?
Isso não lhe trará sucesso algum, apenas uma Lesão por Esforço Repetitivo.