Qual a formação, quanto ganham, o que fazem os profissionais de mídia social em Alagoas? Você é diariamente impactado pelo trabalho deles, mas será que conhece a realidade de quem se dedica a gerar relacionamento entre clientes e empresas no Facebook, Twitter, Instagram e outras tantos canais digitais? Na última quarta-feira(18), foi divulgada uma pesquisa sobre as características do mercado alagoano. No total, a iniciativa levou três meses para ser concluída, desde a seleção das perguntas até a produção dos slides para apresentação. O estudo foi coordenado por Alexandre Nunes – gerente de marketing em mídias sociais na Agência NIC (Arapiraca/AL) – e Márcio Gonçalves – doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Antes de tudo, vale uma apresentação!
O social media é aquele que tem ideias como essa:
// Publicação by Ivete Sangalo.
Etapas
Segundo Alexandre, o primeiro passo foi selecionar as perguntas que seriam realizadas em grupos de mídia social no Facebook. Depois, foi produzido um formulário para dividir os questionamentos em uma sequência que facilitaria a análise dos resultados. A terceira etapa foi a divulgação entre os profissionais locais. “Foi bem interessante, pois em poucos dias todos colaboraram e cada um passou o contato de outros que trabalhavam com mídias sociais. Dessa forma, alcançamos ainda mais respostas. Logo após, fechamos o formulário para analisarmos as respostas. E, por fim, reproduzimos os resultados em forma de slide com gráficos de fácil visualização”, disse o pesquisador.
Confira a pesquisa na íntegra:
Resultados
Alexandre afirma que as agências e empresas devem estar atentas aos resultados, “porque vai tocar profundamente no profissional que está entre os 13% que ganham até R$ 1.000 e principalmente nos que recebem apenas um salário mínimo. Isso gera uma reflexão sobre as condições de trabalho da atualidade”.
Futuro
A pretensão é ampliar essa iniciativa para outras áreas de atuação, mas o problema é que ainda não existe uma associação para unir todos ou pelo menos a maioria dos que trabalham com mídias sociais em Alagoas. “Por isso, foi criado o grupo ‘Marketing Digital | Alagoas’ no Facebook para reunir os profissionais. Assim, poderemos desenvolver muitos projetos de forma colaborativa. E quando isso acontece, o mercado tende a se profissionalizar e evoluir”, afirma Alexandre.