- Visão
- Coragem
- Competência
Foi com estas três palavras que Flávio Augusto, idealizador do projeto Geração de Valor, desenvolveu sua apresentação no segundo dia Campus Party Brasil. Nesta quarta-feira (04), o carioca revelou à plateia do Palco Lua como conseguiu ir de vendedor de escola de inglês a um dos maiores empreendedores do Brasil.
Fundador da rede Wise UP (vendida para o grupo Abril em 2013) e atual responsável pelo MeuSucesso.com, Orlando City (time de futebol nos EUA, adquirido por 110 milhões de dólares) e outros investimentos em projetos digitais. O minicurrículo do Flávio Augusto foi suficiente para prender a atenção de dezenas de jovens interessados em empreendedorismo e inovação.
O começo da história
“Todo mundo que realizou algo relevante precisou ter um ato de coragem”
Com o seu cheque especial e de sua esposa Luciana, Flávio conta que conseguiu dar início a Wise UP. “Eu estava contagiado pela minha visão de negócio que nem me importei com os juros daquele empréstimo. Tive de largar a empresa onde ganhava mais de 7 mil dólares por mês (em comissões), aos 23 anos, para pôr em prática um novo modelo de escolas de idiomas. O aluno deixaria de estudar 7 anos para aprender inglês em 18 meses” revelou.
“Tá maluco! Você, tão inteligente, deveria fazer um concurso público!”
Ao ouvir isso, a pessoa vai ter de escolher entre saltar ou desistir do bungee jumping continuou. É a coragem que, segundo Flavio, fará o empreendedor concretizar os seus desejos. “É normal receber críticas quando decidimos fazer algo que vai contra o fluxo natural das coisas (…) Quem quer faz algo extraordinário é normalmente chamado de maluco. Mas tem de ter visão, coragem e competência para fazer dar certo”, incentivou.
Em 18 anos, a Wise UP passou de 2 escolas em 1995 para 384 unidades em 2013, quando foi vendida. Curiosamente, Flávio só teve vontade de aprender inglês em 2010. “Eu entendi que gostava de ser construtor e não síndico ao ver o grupo crescer e ser vendido por pouco mais de 2 bilhões de reais”, explicou.
… Mas SUa vida também foi feita de derrotas:
“Meu investimento em 1 milhão poderia ter se transformado em 300 milhões se eu tivesse acreditado no Google Glass”. Foi essa a constatação do empreendedor, ao ver o protótipo ter sido adquirido pela companhia de buscas, pouco depois de se negar a investir no projeto.
“Na hora de executar um plano, é preciso entender de negócios. Ter competência é fundamental para fazer um protótipo gerar valor”.
Para Flávio, competência também está em escolher o parceiro ideal para suprir as lacunas técnicas que faltam ao empreendedor. “Eu já tive competência de apostar em bons negócios, mas às vezes me faltou visão para entender outros”.
Meu Sucesso.com: sua primeira aposta de base digital.
Para inspirar os participantes, o empreendedor falou sobre suas iniciativas para fomentar o empreendedorismo local. Dedicando pouco mais de 1 hora por dia, ele compartilha dicas, charges e publicações de interesse de jovens empreendedores. Com mais de 2 milhões de fãs no Facebook, o Geração de Valor evoluiu e se multiplicou dentro do MeuSucesso.com, uma nova plataforma de ensino online para empreendedores.
O modelo de negócio surge para resolver um problema identificado por Flávio no contato diário com a audiência. “O sistema de ensino formal é ineficiente. É possível capacitar utilizando outros métodos, especialmente os de compartilhamento de histórias em vídeos”conta.
De acordo com os números, o MeuSucesso.com parece promissor.
Olha só:
- 38 dias: 1º milhão de faturamento
- 180 dias: 3º milhão
Encerrando sua exposição, Flavio convidou a plateia a se lembrar da essência. Segundo ele, é a preocupação com suas origens que o mantém empreendendo feliz. “Você pode ficar rico, mas se não mantiver a sua essência, será um fracassado”, encerrou.
Continue acompanhando nossa cobertura exclusiva direto da Campus Party Brasil! #cpbr8