10 de fevereiro é o dia da Internet Segura. Na verdade, a busca por segurança está na nossa vida todo dia. Aproveitando o gancho, resolvemos compartilhar 5 dicas para quem está a fim de garantir sua privacidade enquanto navega na web.
1 – Proteja suas senhas
Nada de mandar print e enviar para o whatsapp do irmão ou da mãe. Os dados trafegam por um servidor internacional. Sem controle sobre ele, você pode ter a informação copiada sem saber.
Existe legislação para te proteger? Tem, mas nada muito rápido de reparar. Continue lendo.
2 – Faça uma verificação de suas contas (sites, aplicativos)
Por falar nisso, o Google hoje está dando 2 GB no Google Drive para quem realizar a verificação de segurança na sua conta. A obrigação é premiada só hoje. Aproveite aqui!
3 – Mantenha seu antivírus atualizado
A criatividade humana pode ser usada para o bem e para o mal. Há quem decidida criar aplicativos para resolver problemas cotidianos e quem prefira fazer vírus, crackers e cavalos de tróia para infectar seu computador e roubar seus dados. Manter um bom antivírus funcionando e atualizado é lei.
4 – Tenha Cuidado ao baixar aquivos
Nada de sair permitido a instalação de tudo sem ler. Superdownloads, Baixaki são ótimos. Mas alguns programas podem vir com outros 12 que você não esperava instalar. Se não quer ver aquela barra de pesquisa ou banners de pornografia infectando sua tela, proteja-se!
5 – Conheça seus direitos
Lei Carolina Dieckman, Marco Civil da Internet, Anteprojeto da Lei de Proteção de Dados. Esses são só alguns dos documentos que tratam dos direitos e deveres de usuários e empresas na internet. Fique por dentro deles.
Foi vítima de algum crime digital? Faça o seguinte:
1 – Registre um print da página criminosa
2 – Para dar mais força legal à sua denúncia, vá até um cartório e solicite um registro notarial. É um documento de fé pública que afirma que determinado endereço de internet estava relacionado à imagem denunciada.
3 – Mesmo sem advogado, procure o Juizado Especial mais próximo e registre o caso. Na falta de delegacia especializada, é ele o responsável por agilizar o contato com o juiz.